top of page
Logo 2 SRIEC.png
sobre o evento

Público-Alvo

O evento destina-se a estudantes de engenharia civil, arquitetura e cursos tecnológicos oferecidos em instituições de ensino superior, públicas e privadas da região do cariri e outras instituições dos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e ainda Empresários da indústria da construção civil, e do comércio varejista e atacadista deste setor.

Objetivo

Levar o conhecimento de pesquisas, práticas e produtos inovadores na construção civil ao público alvo mencionado no item anterior.

Realização

Este evento é uma realização da Universidade Federal do Cariri (UFCA) através do Curso de Engenharia Civil da UFCA, Centro de Ciências e Tecnologia, e Pró-Reitoria de Pesquisa, pós graduação e Inovação.

Apresentação

O II Seminário Regional Inovação na Engenharia Civil (II SRIEC) é um evento voltado para a disseminação das experiências inovadoras praticadas tanto no mercado como nos setores acadêmicos na busca de melhorias de processos produtivos nas atividades de engenharia civil e valorização da formação universitária na demanda ascendente de mão de obra no país.

A série SRIEC tem sua origem na série SIEC (Seminário Inovação na engenharia Civil) que ocorreu na UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido), que contribuiu para a consolidação do curso de engenharia civil naquela universidade, o combate à evasão e o despertar pelo interesse da profissão de engenheiro civil entre os jovens estudantes da região central do RN. Na UFCA, a série desse evento procura tomar um aspecto regional com envolvimento, inicialmente, professores representantes de universidades dos estados do Ceará, Paraíba e Rio grande do Norte. Na sequencia, após a realização do evento, haverá a formação de uma rede permanente de fortalecimento do debate em torno de inovação com envolvimento de docentes e discentes, tornando assim um projeto contínuo e intermitente entre as instituições representadas. Outro aspecto importante é o incentivo e apoio que a rede promoverá para a produção científica com interação entre grupos de pesquisa na área de inovação, e elaboração de projetos destinados às instituições de incentivo à pesquisa sobre o tema que originou a rede: Inovação na engenharia civil.

 O II SRIEC é um projeto de extensão com a finalidade geral de aproximação entre a comunidade e a universidade, tomando com base os princípios da extensão universitária. Outra finalidade é dar continuidade ao fortalecimento do curso de engenharia civil e contribuir para a inserção dos grandes temas no dia a dia de sua vida acadêmica. Assim, os temas abordados referem-se a pesquisas atuais e novas práticas adotadas nas melhores obras do Brasil e exterior, nos grandes eventos de engenharia e objeto de discussão nas melhores universidades brasileiras. 

Nesse processo o II SRIEC terá como tema central a pesquisa, sustentabilidade e inovação como novos desafios no âmbito da engenharia civil, especificamente na construção civil. 

Sobre o evento
PROGRAMAÇÃO
programação
07:00 às 08:30
Credenciamento
08:30 às 09:00
Abertura
12:00 às 14:00
Intervalo
09:00 às 10:00
Palestra
Igor Silva Santos
Controle tecnológico de concreto:  Cura x Resistência (UFCA)
10:00 às 12:00
Mesa Redonda
Desenvolvimento sustentável do bambu na região Cariri para uso na engenharia.
Mediador: Professor Erwin Ulises Lopez Palechor (UFCA)
Debatedores
Prof Dr. Normando Perazzo Barbosa (UFPB)
Prof Dr. Leonaldo Alves de Andrade (UFPB)
Prof Dr. Alexandre Araújo Bertini (UFC)
14:00 às 15:00
Palestra
Prof. Msc. Jefferson Luiz Alves Marinho (ITEC/URCA)
Engenharia Diagnóstica - desafios contemporâneos
15:30 às 16:30
Palestra
Prof. Dr. Carlos Henrique Caldas (UT - Austin)
Inovações tecnológicas na Construção
16:30 - 17:00
Encerramento
PALESTRANTES
INSCRIÇÕES
PALESTRANTES
ALEXANDRE ARAUJO BERTINI 1.jpg
Prof. Dr. Alexandre Araújo Bertini
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, alvenaria estrutural, sistema construtivo, coordenação modular e construção civil.
Erwin Ulises Lopez Palechor.jpg
Prof. Erwin Ulises Lopez Palechor
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade del Cauca/UNICAUCA -Colômbia (2010), Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília/UNB (2013) e Doutor em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasilia/UNB (2018). Atualmente, é Professor Adjunto e Coordenador do Laboratório de Estruturas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Pontes, Estruturas de Concreto e Estruturas Metálicas. Autor de artigos científicos em congressos nacionais e internacionais.
CARLOS CALDAS.jpg
Prof. Dr. Carlos Henrique Siqueira Caldas
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Engenharia Civil - University of Illinois at Urbana-Champaign (2003). Atualmente é Professor associado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiental da Universidade do Texas em Austin e membro do programa de Engenharia de Construção e Gerenciamento de Projetos (CEPM). Interesses atuais de pesquisa incluem: tecnologias da informação e sensores para engenharia de construção e gerenciamento de projetos, técnicas avançadas de análise de dados, avaliação de desempenho de projetos, melhoria de produtividade, gerenciamento de conhecimento e construção de sistemas de infraestrutura.
Leonaldo Alves de Andrade.jpg
Prof. Dr. Leonardo Alves de Andrade
Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia, onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Criou e Coordena o Laboratório de Ecologia Vegetal e Lidera o Grupo de Pesquisa. Tem experiência na área de Botânica Aplicada, atuando principalmente na caatinga e ecossistemas associados, com ênfase nos seguintes temas: fitossociologia, sucessão ecológica, invasão biologica por espécies exóticas em ecossistemas terrestres, viveirismo e silvicultura conservacionista (utilizando espécies nativas), matas ciliares e gestão ambiental. 
JEFFERSON MARINHO.jpg
Prof. Msc. Jefferson Luiz Alves Marinho
Graduado em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1990). Graduado em TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL- habilitação em Topografia e Estradas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1994). Graduado em DIREITO pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012). Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (RS). Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidad de Leon - Espanha (2012). Possui Especialização em Administração de Empresas, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Avaliações e Perícias. Atualmente é professor Adjunto M, lotado no Departamento de Construção Civil da Universidade Regional do Cariri-URCA, Pró-Reitor de Administração-URCA, Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Gerenciamento da Construção Civil, Ex-Diretor do Instituto Tecnológico do Cariri - ITEC (2014-2019). Tem experiência na área do Direito, atuando em ações cíveis, consumerista, tributária, trabalhista, previdenciária e ambiental. Na Engenharia Civil atua nas seguintes áreas: perícias técnicas, avaliação de imóveis, engenharia de segurança do trabalho, análise e acompanhamento de projetos de edificações do setor público e privado. Atua também na área de administração de empresas (planejamento e controle de obras, planejamento e administração de canteiro de obras, gestão de empresas da construção civil).
NORMANDO PERAZZO BARBOSA 2.jpg
Prof. Dr. Normando Perazzo Barbosa
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), fez Mestrado em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), Doutorado em Mecânica Aplicada às Estruturas - Université Pierre et Marie Curie, Paris (1983), Especialização em Concreto Armado no Insitituto Politecnico di Milano (1979). Atualmente é Professor Titular Emérito da Universidade Federal da Paraíba, professor visitante do Departamento de Engenharia de Materiais, membro da Academia Paraibana de Engenharia. Consultor nas áreas de Engenharia Estrutural, Construção Civil, Materiais de Construção. Foi Professor das Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Agrícola, da atual Univ. Federal de Campina Grande e da Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFPB. Atualmente está nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e no de Ciência e Engenharia de Materiais. Desenvolve pesquisas sobre materiais de construção convencionais e não convencionais (terra crua, bambu, fibras vegetais, resíduos, materiais cimentícios) e na área de estruturas. Orienta alunos de IC desde a década de 80. Já teve três orientados de pós doutorado. Atualmente tem alunos de mestrado e seis de doutorado. Participou e participa de várias redes e projetos de pesquisa a nível nacional e internacional (CYTED, CNR-Italia, CNRS-França, British Council-Inglaterra). Participa anualmente de congressos no país e no exterior. Conferencista convidado em vários eventos nacionais e internacionais (Argentina, Itália, Colômbia, Índia, México, Egito, Argélia, Portugal, Suiça). Já organizou cinco congressos internacionais na UFPB, o último em 2016 e dois em Portugal em parceria com a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra.. Já teve mais de 20 projetos de pesquisa e de cooperação financiados por diversos órgãos de fomento. Atual coordenador da Rede Brasileira do Bambu, coordenador do comitê de estudos da ABNT " Estruturas de Bambu",organizou texto da proposta de norma sobre projeto de estruturas e ensaios de caracterização física e mecânica do bambu. Participou do comitê de estudos da ABNT " Construções com Terra", sendo um dos responsáveis pela elaboração do texto da norma " Alvenarias de adobe". Foi coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais e Estruturas até 2017, que interagia com o setor produtivo local. Tem duas patentes obtidas de trabalhos alunos de pós-graduação. Responsável por programa de substituição de mais de trinta sub-habitações em favela por casas com a tecnologia dos tijolos prensados de terra crua, projeto do qual participou o Politecnico di Torino. Presta serviços voluntários à comunidade no campo da construção junto à organização de religiosas, Casa dos Sonhos. Designado pelo Ministério Publico Federal para acompanhar as investigações do rompimento da Barragem de Camará. Seus trabalhos já tiveram destaque na Rede Brasil, TV Futura, e em muitas reportagens de TV , radio, revistas e jornais locais. Agraciado em agosto de 2017 com a Medalha do Mérito do Sistema CREA/CONFEA.
INSCRIÇÕES
De 05 a 20 de outubro de 2019.
Aguarde!
PARCEIROS
realização
ENG CIVIL.png
Parceiros
PALESTRANTES
ALEXANDRE ARAUJO BERTINI 1.jpg
Prof. Dr. Alexandre Araújo Bertini
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, alvenaria estrutural, sistema construtivo, coordenação modular e construção civil.
WhatsApp Image 2019-10-04 at 20.40.01.jp
Prof. Dr. Erwin Ulises Lopez Palechor
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade del Cauca/UNICAUCA -Colômbia (2010), Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília/UNB (2013) e Doutor em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasilia/UNB (2018). Atualmente, é Professor Adjunto e Coordenador do Laboratório de Estruturas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Pontes, Estruturas de Concreto e Estruturas Metálicas. Autor de artigos científicos em congressos nacionais e internacionais.
CARLOS CALDAS.jpg
Prof. Dr. Carlos Henrique Siqueira Caldas
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Engenharia Civil - University of Illinois at Urbana-Champaign (2003). Atualmente é Professor associado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiental da Universidade do Texas em Austin e membro do programa de Engenharia de Construção e Gerenciamento de Projetos (CEPM). Interesses atuais de pesquisa incluem: tecnologias da informação e sensores para engenharia de construção e gerenciamento de projetos, técnicas avançadas de análise de dados, avaliação de desempenho de projetos, melhoria de produtividade, gerenciamento de conhecimento e construção de sistemas de infraestrutura.
Leonaldo Alves de Andrade.jpg
Prof. Dr. Leonaldo Alves de Andrade
Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia, onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Criou e Coordena o Laboratório de Ecologia Vegetal e Lidera o Grupo de Pesquisa. Tem experiência na área de Botânica Aplicada, atuando principalmente na caatinga e ecossistemas associados, com ênfase nos seguintes temas: fitossociologia, sucessão ecológica, invasão biologica por espécies exóticas em ecossistemas terrestres, viveirismo e silvicultura conservacionista (utilizando espécies nativas), matas ciliares e gestão ambiental. 
JEFFERSON MARINHO.jpg
Prof. Msc. Jefferson Luiz Alves Marinho
Graduado em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1990). Graduado em TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL- habilitação em Topografia e Estradas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1994). Graduado em DIREITO pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012). Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (RS). Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidad de Leon - Espanha (2012). Possui Especialização em Administração de Empresas, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Avaliações e Perícias. Atualmente é professor Adjunto M, lotado no Departamento de Construção Civil da Universidade Regional do Cariri-URCA, Pró-Reitor de Administração-URCA, Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Gerenciamento da Construção Civil, Ex-Diretor do Instituto Tecnológico do Cariri - ITEC (2014-2019). Tem experiência na área do Direito, atuando em ações cíveis, consumerista, tributária, trabalhista, previdenciária e ambiental. Na Engenharia Civil atua nas seguintes áreas: perícias técnicas, avaliação de imóveis, engenharia de segurança do trabalho, análise e acompanhamento de projetos de edificações do setor público e privado. Atua também na área de administração de empresas (planejamento e controle de obras, planejamento e administração de canteiro de obras, gestão de empresas da construção civil).
NORMANDO PERAZZO BARBOSA 2.jpg
Prof. Dr. Normando Perazzo Barbosa
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), fez Mestrado em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), Doutorado em Mecânica Aplicada às Estruturas - Université Pierre et Marie Curie, Paris (1983), Especialização em Concreto Armado no Insitituto Politecnico di Milano (1979). Atualmente é Professor Titular Emérito da Universidade Federal da Paraíba, professor visitante do Departamento de Engenharia de Materiais, membro da Academia Paraibana de Engenharia. Consultor nas áreas de Engenharia Estrutural, Construção Civil, Materiais de Construção. Foi Professor das Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Agrícola, da atual Univ. Federal de Campina Grande e da Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFPB. Atualmente está nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e no de Ciência e Engenharia de Materiais. Desenvolve pesquisas sobre materiais de construção convencionais e não convencionais (terra crua, bambu, fibras vegetais, resíduos, materiais cimentícios) e na área de estruturas. Orienta alunos de IC desde a década de 80. Já teve três orientados de pós doutorado. Atualmente tem alunos de mestrado e seis de doutorado. Participou e participa de várias redes e projetos de pesquisa a nível nacional e internacional (CYTED, CNR-Italia, CNRS-França, British Council-Inglaterra). Participa anualmente de congressos no país e no exterior. Conferencista convidado em vários eventos nacionais e internacionais (Argentina, Itália, Colômbia, Índia, México, Egito, Argélia, Portugal, Suiça). Já organizou cinco congressos internacionais na UFPB, o último em 2016 e dois em Portugal em parceria com a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra.. Já teve mais de 20 projetos de pesquisa e de cooperação financiados por diversos órgãos de fomento. Atual coordenador da Rede Brasileira do Bambu, coordenador do comitê de estudos da ABNT " Estruturas de Bambu",organizou texto da proposta de norma sobre projeto de estruturas e ensaios de caracterização física e mecânica do bambu. Participou do comitê de estudos da ABNT " Construções com Terra", sendo um dos responsáveis pela elaboração do texto da norma " Alvenarias de adobe". Foi coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais e Estruturas até 2017, que interagia com o setor produtivo local. Tem duas patentes obtidas de trabalhos alunos de pós-graduação. Responsável por programa de substituição de mais de trinta sub-habitações em favela por casas com a tecnologia dos tijolos prensados de terra crua, projeto do qual participou o Politecnico di Torino. Presta serviços voluntários à comunidade no campo da construção junto à organização de religiosas, Casa dos Sonhos. Designado pelo Ministério Publico Federal para acompanhar as investigações do rompimento da Barragem de Camará. Seus trabalhos já tiveram destaque na Rede Brasil, TV Futura, e em muitas reportagens de TV , radio, revistas e jornais locais. Agraciado em agosto de 2017 com a Medalha do Mérito do Sistema CREA/CONFEA.
INSCRIÇÕES
De 05 a 20 de outubro de 2019.

Inscrições Encerradas
PARCEIROS
realização
UFCA.png
ENG CIVIL.png
parceria
UFC.png
FIS.png
UFPB.png
FJN.png
FAP.png
iTEC.png
TEXAS.png
UFERSA.png
IFs.png
UFCG.png
apoio
CA EAM.png
PROJETA.png
CERTIFICADOS
Certificados
bottom of page